Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pulseira Preta.

anorexia é doença, ou escolha?!



esses dias parei pra ver, pela terceira ou quarta vez, o documentário aquele do Discovery Home & Health (que aliás, ironicamente, eu adoro) sobre a Dana, a menininha de 8 anos que foi diagnosticada com anorexia (link aqui), e a pergunta me veio à mente. anorexia é doença ou escolha? e que cabeça tinhamos nós com 8 anos para no caso fazer ou não essa escolha? talvez não tivessemos tanta informação médica, nem termos técnicos dizendo o quão errado era parar de comer, mas, neste caso, ser uma escolha não seria muito mais fácil? penso então, que a única razão para que nós que aos 16, 17 anos decidimos seguir esse caminho não termos seguido mais cedo, foi o medo. e sim, uma mãe e/ou um pai mais presentes. eu lembro bem quando decidi. em dezembro de 2006, com 17 anos, eu pesava 80kg (tenho 1,64m) e vestia 44/46. em uma tarde, quando cheguei em casa me olhei no espelho e não me reconheci, e neste momento fiz a minha escolha. emagreci 15kg em um mês, e em janeiro estava vestindo 40. sofri as conseqüencias, mas não deixo de dizer que ESCOLHI. escolhi parar de comer, escolhi tomar os laxantes, escolhi vomitar, escolhi iniciar as anfetaminas. e até aí, tudo é muito normal. quando se é gorda, e se inicia um processo anoréxico, este não é visto como um processo anoréxico. até pq, perante a sociedade, não se está anoréxica, e emagrecer é um ótimo sinal! acho engraçado depois a importância que dão para o que chamam de doença. não me considero uma pessoa doente. não vivo a anorexia como obcessão. tenho um namorado, um gato, minha casa, e sou feliz. são poucas as pessoas que se quer notam que eu não como. então, posso concluir, que de gorda, passei a ser 'magra', logo, de preocupante, passei a ser saudável, ESCOLHI ser feliz. então estou doente pq?! acho que essa coisa de tratar a anorexia virou moda. até a Anahí tá fazendo programas contra a bulimia. e ela foi uma grande inspiração minha no começo! mas hipocresia eu dispenso, obg. aí colocam esse tipo de documentário na televisão, seguidos pelos comerciais das mesmas anorexicas que todo mundo aplaude e quer ser igual. não estou defendendo minha doença, nem dizendo que eu estou certa, como eu disse, já colhi muitos dos frutos ruins da minha escolha. mas tbm colhi mtos dos bons. e acho que no fundo, todo mundo é pró-anna. todo mundo que assiste os desfiles da Fashion TV na GNT e adora mulher magrinha. toda a sociedade, por criar o esteriótipo, é pró-anna. pq nos tempos de marilyn monroe, bette davis, e liza minelli, ngm falava de anorexia?






minha única doença é bater no peito e dizer que eu tenho coragem de ser aquilo que todo mundo quer, que todo mundo inveja. e quanto à Dana, ela só preferiu as propagandas das modelos lindas ao invés das de hamburgueres. grande pecado? EU TENHO ORGULHO DELA.
 
                     ( Creditos, http://w-anna-be.blogspot.com/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário